terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Encerramento da Jornada de Reis 2010 agitou o fim de semana em Conselheiro









O público lotou a Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino, no último fim de semana, para acompanhar o encerramento da Jornada de Reis 2010. Reunindo 27 grupos de Nova Friburgo e dos municípios de Teresópolis, São Fidélis, Itaboraí, Duas Barras e Bom Jardim, o evento, promovido pela Associação de Grupos de Folias de em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Cultura, em parceria com as secretarias Especial de Conselheiro Paulino e de Governo, teve como principais objetivos proporcionar o intercâmbio e reforçar a identidade cultural da região, integrando a platéia e resgatando uma tradicional manifestação de cultura de raiz.
No sábado, 23, a abertura do evento contou com grupos locais e reuniu um público ávido pelas apresentações, que já fazem parte dos costumes da comunidade de Conselheiro Paulino, um dos polos mais importantes de Folias de Reis da região. Mostrando vitalidade e animação, fortes características de sua figura, o prefeito Heródoto Bento de Mello, ladeado pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcelo Verly, participou da noite de abertura e se empolgou, chegando a doar algumas moedas ao palhaço de uma das Folias.O secretário de Governo, Bráulio Rezende, fez a abertura oficial e falou da importância da preservação das culturas e manifestações populares como forma de preservar a origem do nosso povo. “Estamos felizes e sabemos o quanto ainda poderemos fazer para manter viva essa tradição, que tem levado o nome de Nova Friburgo aos grandes festivais de Folia de Reis que acontecem em todo o estado. Nos orgulhamos e vamos investir na infraestrutura necessária, para que anualmente, como manda a tradição, possamos desfrutar deste belo espetáculo que vocês nos oferecem”, disse Braulio Rezende aos Mestres e integrantes das Folias. O assessor da Secretaria de Cultura, professor Mario Jorge Bastos, representando a Secretaria de Cultura, agradeceu aos participantes e ao público e fez questão de destacar a importância da parceria com a Associação de Grupos de Folias de Reis de Nova Friburgo. Para o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, “é nossa obrigação preservar e valorizar este evento, que queremos transformar em oficial do nosso calendário turístico e cultural. Preservando as tradições estaremos resgatando a história. Queremos uma Nova Friburgo antenada com o futuro, mas preocupada em preservar a memória de seu povo”, destacou.
No domingo, 24, sob um sol forte e um céu de azul inigualável, mais grupos se apresentaram, recebendo calorosos aplausos, numa estrutura especialmente montada para o evento, que constou de toldos, arquibancadas, palco, iluminação cênica e som, banheiros químicos e barracas para alimentação, garantindo o conforto dos participantes e do público em geral. Um dos mais empolgados com a grandeza do evento e a importância dada pelo governo municipal às Folias de Reis era João Batista Braga, Presidente da Associação de Grupos de Folias de Reis de Nova Friburgo, que sabe bem o valor da preservação de tradições. “Elas devem passar de geração a geração, tanto que temos folias de Reis com mais de 50 anos de atividades. É muito importante essa mistura de
culturas, esse intercâmbio, para que cada povo conheça as manifestações um do outro. E este ano tudo superou as expectativas. O que é muito bom para nós, que fazemos parte do evento.

X Encontro de Folias de Reis de Nova Friburgo

X Encontro de Folias de Reis de Nova Friburgo
25 de Janeiro de 2009